Monday, November 20, 2006

O Escapulário, outra devoção mariana.


Pelos relatos dos Carmelitas, temos conhecimento de que, no século XIII, Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock, Superior da Ordem dos Carmelitas, e prometeu graças especiais a todos os que usassem o escapulário. O uso do escapulário foi aos poucos se estendendo nas mais diversas cidades e países. O formato desse escapulário variou muito no decorrer dos anos e hoje se limita a um simples cordão com uma pequena imagem de Jesus e outra de Maria. Revestir-se do escapulário é assumir o compromisso de viver a fé cristã em plenitude. Revestir-se do escapulário é buscar sintonia com Cristo, por meio da vivência da graça santificante, para assim podermos contar com a ajuda especialíssima de Nossa Senhora no momento da nossa morte. O escapulário é normalmente imposto no dia de Nossa Senhora do Carmo, ou seja, 16 de julho. É necessário que um sacerdote faça a imposição, pois há orações específicas a serem feitas.

Há uma infinidade de devoções marianas.

Além do escapulário, há também a consagração a Nossa Senhora, o hábito de se rezar três Ave-Marias no final do dia, o uso da Medalha milagrosa, a oração do Angelus e tantas outras provenientes do Amor, que é sempre criativo.

Como nos ensina São Josemaría Escrivá: “Não se trata de introduzi-las todas na vida de cada cristão..., mas devo afirmar, ao mesmo tempo, que não possui a plenitude da fé cristã quem não vive algumas delas, quem não manifesta de algum modo o seu amor por Maria.” (É Cristo que passa nº 142).

Qual dessas devoções marianas é mais freqüente em sua vida?

Como tem manifestado o seu amor por Nossa Senhora?

No comments: